14 setembro 2005

Ser Jovem, Construir, Edificar!

A vida é um milagre maravilhoso! Mas há momentos em que se reveste de uma intensidade particular, transformando-se em aventura... Estes são os tempos da Juventude – quando o Homem traz no coração todas as ânsias, todos os desejos, todas as inquietações, e também a alegria, a esperança e a generosidade.
Mas esta existência, que chama a si toda a liberdade, necessita de ser conduzida, pois tanta energia, tanta vitalidade dissipam muitas vezes a capacidade de discernimento; isto é, não somos completamente capazes de distinguir o bem do mal e encontrar, na confusão dos sentimentos, o bem maior que é a verdade.
A Juventude é o mais importante e crucial período da vida para a formação da pessoa. Uma Juventude saudável, aquela que conduz à harmoniosa estruturação da personalidade, implica a presença de um conjunto de valores que ajudam a viver a vida como um dom.
Imaginemos uma pessoa como algo em construção, tal como uma casa! Todos temos a noção das características de uma boa construção: deve ser sólida, resistente e, ao mesmo tempo, harmoniosa nas suas formas, agradável à vista e o interior confortável. Os valores são os materiais para a construção - se forem bem escolhidos e bem aplicados estará garantida a segurança da casa, ou seja, a maturidade e o equilíbrio da pessoa.
Talvez o primeiro dos valores, certamente o mais proclamado hoje, seja a Liberdade. Somos, de facto, livres. Isto significa que temos a possibilidade e a capacidade de optar, de escolher entre aquilo que é bom e o que é mau. Assim, a liberdade não é um valor absoluto, ela carece de um complemento que é a Responsabilidade. Só vivendo de forma responsável a nossa liberdade poderemos fazer bom uso dela (e teremos, assim, o mais sólido cimento para a nossa construção!).
Podemos enunciar muitos outros valores, são como que os tijolos da construção:
- O respeito pelo outro. Cada pessoa merece ser tratada com dignidade, pois a pessoa humana tem um valor incalculável; é a realização do dom da vida que ninguém tem poder de oferecer e, por conseguinte, jamais alguém tem o direito de maltratar;
- O sentido da justiça, ou seja, reconhecer os direitos de cada um, defendê-los, promovê-los e, ao mesmo tempo, cooperar no cumprimento dos deveres;
- O serviço generoso, aquele que se oferece de forma gratuita, sem esperar recompensa ou lucro.
O acolhimento cordial e o diálogo são como que a pintura e decoração da casa - tornam-na habitável! Saber acolher olhar com ternura e calor para aquele que sofre, ter uma palavra amiga para confortar e para felicitar, saber partilhar a alegria do outro e procurar compreender as atitudes, evitando a ira e a violência.
E, por fim, a Solidariedade, a pedra de toque e mais nobre - sem ela toda a construção estaria ameaçada de ruína, sem ela tudo o resto é vazio e sem sentido.
A verdade é que somos seres em construção e não obra feita. A Juventude é um tempo privilegiado de crescimento, das grandes decisões, dos grandes desafios. Desta base depende tudo o resto, a solidez da edificação, a vida do Homem, o futuro da Humanidade.
Fernanda Fernandes

In: Arco-íris – Centro Cultural e Recreativo dos Mogos

Sem comentários: