19 setembro 2005

Museu Etnográfico

(Antiga Escola Primária, agora Museu Etnográfico)

Em 1934, João da Cruz Araújo construiu, na freguesia de Mogo de Malta, um edifício escolar que ofereceu ao estado, onde a sua esposa, Ana de Jesus Morais Araújo exerceu a sua actividade como professora até 1962.
Logo após a sua reforma, o edifício foi lançado ao abandono e brevemente entrou em ruínas, devido à sua privilegiada localização e à enorme área circundante, foi cobiçado por muitos particulares que o desejavam ocupar.
Perante esta situação injusta, optou-se por criar ali um espaço cultural, foi então, que em 1975 com a ajuda de um grupo de jovens foi criado o Centro Cultural e Recreativo de Mogos com os seus estatutos legalizados, e recuperado o espaço, onde está actualmente instalado o Museu Etnográfico da aldeia.

In: Arco Irís C.C.R.M.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo Blog, continuem a actualizar para assim progredirem, voltarei com toda a certeza a visitar-vos.

Cumprimentos a todos os residentes e ausentes naturais dos Mogos.

josé alegre mesquita disse...

Parabéns pelo blog. O Mogo é uma terra que sempre me surpreendeu pela sua dinâmica.Aí trabalhei muitos anos e depois da minha terra natal é aquela que mais tenho no coração.

RuiCMartins disse...

PARABÉNS! Só ontem soube que existia este blog que está excelentemente apresentado. Concerteza vou ser um visitante assíduo. As maiores felicidades!

Anónimo disse...

Cuidado Amigo PLECTUS eles andam aqui ( os do Pinsar Neles = Pensar Ansiaes ) aguardo que em nada influenciem este blog ou a Qualidade ira cair em flecha, como aconteceu no deles e dos amigos.