
Neste local e à sombra de pinheiros e carvalhos, podem os visitantes repousar e saborear os seus farnéis.
A ideia de construção deste santuário nasceu no ano de 1953, aquando de uma missão realizada na igreja paroquial do Mogo, pregada pelos padres do Imaculado Coração de Maria, Padre Carolino e Padre Monteiro.
Numa daquelas tardes quentes de Verão, os padres missionários, o pároco da freguesia, D. Damiana Coelho, D. Maria Isabel Trigo Moutinho, D. Ana Morais e outros foram saborear uns momentos de lazer e comer uma merenda no monte da Cabeça Gorda.
Nessa altura surgiu o diálogo:
Dª Damiana: - Que bonito lugar para uma capela!
D. Isabel: - Óptimo. Eu dou Imagem e há-de chamar-se Nª Senhora da Saúde.
Dª Damiana: - Eu ofereço o sino para chamar os fiéis à oração.
Dito e feito. A ideia foi lançada, começa um peditório e a construção realizou-se em pouco tempo, com bastantes sacrifícios e grande generosidade deste bom povo.
Em 1955 foi inaugurada a capela de Nª Senhora da Saúde e, desde então, passou a realizar-se, no último Domingo de Julho, a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.
Desde a inauguração até à presente data, o Santuário sofreu várias obras. Para melhorar as condições de acesso e utilização: desde o inicio da construção da capela de Nª Sª da Saúde as obras não mais pararam, não sem grandes dificuldades, e ano após ano melhoraram-se os acessos, construiu-se a casa dos milagres, instalou-se a electricidade e canalização de água pública, foi cimentado o recinto de baile, adquiriu-se o parque de estacionamento, foi feito o novo acesso pela Av. Francisco Bernardo e actualmente foi construído um novo palco e instalações sanitárias.
In: Arco Iris – C.C.R.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário