13 setembro 2005

Santuário de N.ª S.ª da Saúde

O Santuário de Nª Sª da Saúde fica situado num monte aprazível donde se avista uma bela paisagem, desde as aldeias circundantes, até ao vasto vale da Cabreira, surgindo também no horizonte a conhecida Quinta do pobre.
Neste local e à sombra de pinheiros e carvalhos, podem os visitantes repousar e saborear os seus farnéis.
A ideia de construção deste santuário nasceu no ano de 1953, aquando de uma missão realizada na igreja paroquial do Mogo, pregada pelos padres do Imaculado Coração de Maria, Padre Carolino e Padre Monteiro.
Numa daquelas tardes quentes de Verão, os padres missionários, o pároco da freguesia, D. Damiana Coelho, D. Maria Isabel Trigo Moutinho, D. Ana Morais e outros foram saborear uns momentos de lazer e comer uma merenda no monte da Cabeça Gorda.
Nessa altura surgiu o diálogo:
Dª Damiana: - Que bonito lugar para uma capela!
D. Isabel: - Óptimo. Eu dou Imagem e há-de chamar-se Nª Senhora da Saúde.
Dª Damiana: - Eu ofereço o sino para chamar os fiéis à oração.
Dito e feito. A ideia foi lançada, começa um peditório e a construção realizou-se em pouco tempo, com bastantes sacrifícios e grande generosidade deste bom povo.
Em 1955 foi inaugurada a capela de Nª Senhora da Saúde e, desde então, passou a realizar-se, no último Domingo de Julho, a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.

Desde a inauguração até à presente data, o Santuário sofreu várias obras. Para melhorar as condições de acesso e utilização: desde o inicio da construção da capela de Nª Sª da Saúde as obras não mais pararam, não sem grandes dificuldades, e ano após ano melhoraram-se os acessos, construiu-se a casa dos milagres, instalou-se a electricidade e canalização de água pública, foi cimentado o recinto de baile, adquiriu-se o parque de estacionamento, foi feito o novo acesso pela Av. Francisco Bernardo e actualmente foi construído um novo palco e instalações sanitárias.

In: Arco Iris – C.C.R.M.

Sem comentários: