04 março 2006

Igreja Paroquial de Santa Catarina

Deixe a estrada nacional, vire à esquerda ou à direita, conforme venha de Sul ou do Norte e a alguns metros de distância, junto de algumas vivendas modestas mas lindas e branqueadas a lembrar-nos o véu das noivas que vão pedir a bênção do Senhor para o seu enlace matrimonial vai deparar com a igreja paroquial a mostrar exteriormente a bela cantaria da nossa região. Entre e encontrará no interior da igreja uma linda capela mor com belas pinturas modernas, e ai poderá adorar o S.S. Sacramento (dono da casa).Vemos à sua esquerda a imagem da padroeira da freguesia - S. Catarina de Alexandria e à direita a de N. Sra. do Rosário. Tem outros altares de N. Sra. da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus, de N. Sra. de Fátima e Senhor dos Passos.
Em cada Domingo todos os fiéis desta comunidade ali se reúnem, para glorificarem o Senhor num intenso silêncio cristão. Fortificam a sua fé e saem de lá mais iluminados pelo Espírito Santo que lhes vai dando força e coragem na sua vida laboriosa de cada dia da semana.
Ao entrar no adro à sua esquerda verá uma pequena capela que é destinada a um modesto museu que conservará o que foi possível do património religioso.
Não deixem também de visitar a Capela do Apóstolo S. Bartolomeu do Mogo de Ansiães, inserida na mesma comunidade cristã, vale a pena visitar aquela capela com rico altar em talha do século XVII e recentemente todo dourado.
V.V.

Sem comentários: