Mogos

Este blog, tem por objectivo dar a conhecer tudo aquilo que diz respeito a estas duas aldeias do Concelho de Carrazeda de Ansiães...(Mogo de Ansiães/Mogo de Malta) Por essa razão são sempre bem vindos contributos de todos os que de alguma forma, a elas estão ligados... Envie o seu contributo/sugestão, através do e-mail BlogMogos@GMail.com, nós agradecemos!!

14 março 2013

MUSEU ETNOGRÁFICO DE MOGOS - CENTRO CULTURAL


Em 1934, João da Cruz Araújo construiu na freguesia de Mogo de Malta, um edifício escolar que ofereceu ao estado. A sua esposa, Ana de Jesus Morais Araújo exerceu aí a sua atividade como professora até 1962. Logo após a sua reforma, o edifício foi lançado ao abandono e brevemente entrou em ruínas. Devido à sua privilegiada situação e à enorme área circundante, foi cobiçado por muitos particulares que desejavam ocupa-lo. Perante estas situações injustas optou-se por criar ali um espaço cultural.

Em 1975, um grupo de jovens começou a preparar um teatro. Os ensaios eram feitos no salão da residência paroquial. Entretanto, este grupo iniciou a construção do imóvel. Com dinheiro emprestado e o trabalho desses jovens deitou-se uma laje de cimento, construí-se um palco e aí se representaram diversos teatros para angariação de fundos. Foi então criado o Centro Cultural e Recreativo de Mogos com os seus estatutos legalizados. Atualmente está instalado o Museu Etnográfico da aldeia.

Foto da Antiga Escola Primária e atual Museu Etnográfico.






0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

Home