11 novembro 2005

Receita de Castanhas (Tradicional)

.
.
Delícia de Castanhas
.
.
INGREDIENTES
.
- 6 Ovos
- 400gr de açúcar
- 100gr de manteiga
- 150gr de farinha com fermento
- 1 Limão (raspa)
- 500gr de castanhas congeladas
- Manteiga quanto baste
.
PREPARAÇÃO:
.
Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, que também deve untar.
De seguida, bata as gemas com 150gr de açúcar até esbranquiçar.
Adicione-lhe aos poucos metade da manteiga amolecida e bata mais um pouco.
Bata então as claras em castelo e envolva-as, alternadamente com a farinha, no preparado anterior.
Por fim aromatize com a raspa de limão.
Transfira a massa para a forma e leve ao forno, por 40 minutos.
Entretanto coza as castanhas, escora-as e passe-as pelo passe-vite.
À parte, leve o restante açúcar ao lume com três decilitros de água e deixe ferver mais ou menos cinco minutos, até obter uma calda fraca.
Adicione-a ao puré de castanhas e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver.
Envolva-lhe a restante manteiga.
Desenforme o bolo, corte-o ao meio e deixe arrefecer.
Recheie-o e cubra-o com o creme de castanhas.
Termine a decoração a seu gosto e sirva.
.
...E bom São Martinho
.
(Colaborador: Leonel Seixas)

17 comentários:

Anónimo disse...

Com a barra Castanha como as Castanhas, a Receita fica inacessivel, pena ...

Cumprimentos,
M

Plectus disse...

Quanto á situação da "Barra Castanha", se usar o Internet Explorer, ela deixará de existir, pois este Blog foi feito para ser visualizado no IE, que é (ainda)o usado pela maioria dos Internautas!!!
Mas... vamos tentar resolver a situação, para que quem use programas alternativos, não depare com essa anomalia.

Anónimo disse...

EMPADÃO DE ALHEIRA, onde anda?
Sr.(a) LEONELAMERICA.

Cumprimentos M

leonelamerica disse...

Pensei que nesta altura seria mais apropriado a sobremesa de castanha, e penso que é, visto que estamos no São Martinho, mas não vamos ser precipitados, cada coisa a seu tempo, é preciso ter paciência, eu prometi e vou cumprir mas na devida altura, visto que eu não tenho muito tempo. Obrigado.

Anónimo disse...

muito ocupado... devem ser as receitas!!!

Anónimo disse...

Sr.Plectus no Mogo ainda não mudaram a hora?

Comprimentos à familia

leonelamerica disse...

E porque não??!! Cozinhar é uma arte, um bom cozinheiro ganha bem, pelo menos pelo que consta, é preciso saber o que se faz, ao contrário do que se pensa. E já agora, isto para muito boa gente, cozinhar não faz mal a ninguém!

Anónimo disse...

A hora anda Normal agora..., para quando um Pinocro no Mogo Igual ao da discordia da Fontelonga?

Vamos atacar o progresso.

leonelamerica disse...

MUITO VAGO PARA, QUEM ESTA FORA DO MOGO TODA A SEMANA, NÃO PERCEBI NADA

Anónimo disse...

dahhh!!!!
o relógio ainda tava com a hora antiga.

leonelamerica disse...

Isso vi eu, não sou cego. eu referia-me á segumda parte da frase dahhhh!!!!!!

Anónimo disse...

tu não vês é nada!!

Anónimo disse...

Deixem o homem, anda a cosinhar de mais.
Cosinhar diferente de Cozinhar.

Este leonelamerica = Adamastor , quer dizer Graxista.

Anónimo disse...

FARTOTE DE CASTANHAS.
EMPANTURROU O BLOG.
ACTUAIS ONDE ANDAM?
OU 3-2 FECHOU O TASCO.

leonelamerica disse...

Em primeiro lugar não vejo mais nem menos do que os outros, vejo o suficiente, mas pelo que vistos algumas pessoas que andam neste blog só tentam destruir ou baralhar. Quando eu me referi á frase do sr. ou sra. anonymos eu pedi uma explicação “para quando um pinocro no Mogo igual ao da discórdia da Fontelonga” mas pelos vistos a educação e a visão é tão curta que só deu para criticar o meu pedido de esclarecimentos. Muito obrigado.
Em segundo lugar “ tu “ desconheço, não fomos apresentados, e provavelmente não seremos, mas a educação cabe em qualquer lugar.
Em relação ao sr. sra “m” a falta de educação é de tal ordem que nem merece a minha consideração.
Contudo não quero dizer que eu não tenho faltas, mas o respeito pelos outros é sempre bem vindo.

Anónimo disse...

CASTANHAS?
ou 0-0 fechou TASCO?

Desde 11.11 nada de novo?

Anónimo disse...

Senhores

Minha esposa aqui no Brasil preparou esta receita e ficou muito bom o resultado . Pena que estamos longe e não pude dividir um pouco com vocês todos aí dos Mogos .

Parabéns pela receita e abraços a todos .

Antonio José Carvalho
São Paulo - Brasil