Este blog, tem por objectivo dar a conhecer tudo aquilo que diz respeito a estas duas aldeias do Concelho de Carrazeda de Ansiães...(Mogo de Ansiães/Mogo de Malta) Por essa razão são sempre bem vindos contributos de todos os que de alguma forma, a elas estão ligados... Envie o seu contributo/sugestão, através do e-mail ccrmogos@gmail.com, nós agradecemos!!
28 dezembro 2006
02 outubro 2006
Fim de Semana Radical - Mogos
19 setembro 2006
18 agosto 2006
Desportos Radicais - Adiado para 30/9 e 1/10
07 agosto 2006
01 agosto 2006
Jogos Tradicionais

06 julho 2006
Festas de Nª Sª da Saúde - 2006
11 junho 2006
06 junho 2006
02 junho 2006
09 maio 2006
Um Passeio pela Calçada do Mogo...
Numa bela tarde, pega na tua merenda e na bicicleta, ou então se quiseres, mesmo a pé, vem dar um passeio pela Calçada do Mogo.
Inicia o teu percurso junto ao moinho do vento e desce a calçada romana, no fim desta, vira à esquerda e percorre todo o caminho rural em direcção à Igreja Matriz de Santa Catarina.
Esta calçada era a via de comunicação que ligava o Mogo a Freixiel.
07 maio 2006
Dia da Mãe...
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga, na qual se honrava a Mãe dos Deuses - Rhea. Na mitologia grega, Rhea foi a mãe de Zeus e irmã de Kronos, considerada como uma das mais influentes deusas em Creta, Arcadia e Phrygia. Assim como a deusa Gaia, Rhea seria também considerada a mãe de todos os Deuses.
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. No Domingo da Mãe, aos trabalhadores era mesmo concedido um dia de folga e estes eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
O Cristianismo instituiu a festa da "Igreja Mãe", verdadeira força espiritual capaz de proteger os homens de todos os males. Habitualmente, esta festa da Igreja fora sendo associada também à celebração do "Domingo da Mãe".
Nos Estados Unidos, as comemorações do Dia da Mãe foram sugeridas, pela primeira vez, por Julia Ward Howe e suas colegas no ano de 1872, que se uniram para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz.
O verdadeiro Dia da Mãe está associado a Anna Jarvis, que aos 41 anos de idade perdera a sua mãe. Tal como a sua irmã Elisinore, sentiu uma grande e irremediável perda o que as levou a reflectir sobre o facto de não existirem demonstrações concretas de apresso para com as mães.
Anna Jarvis decidiu fazer algo, na esperança de que a celebração de um dia dedicado à Mãe iria estimular a estima e consideração dos filhos para com os seus pais, para além de incentivar os laços familiares.
Mas foi em 1907 que Anna empreendeu o esforço necessário à instituição do Dia da Mãe. Com a ajuda de seus amigos, empreendeu uma campanha por correio com vista a obter apoio de congressistas, políticos influentes e personalidades da sociedade norte-americana, com o objectivo de ser oficialmente declarada uma data comemorativa do Dia da Mãe.
Os seus esforços não tiveram o efeito desejado, e foi a 10 de Maio de 1908 que, pela primeira vez, numa cerimónia religiosa, Anna Jarvis honrou sua Mãe.
Para embelezar a cerimónia foram utilizados cravos vermelhos, a flor favorita da mãe de Anna. Desde então, os cravos vermelhos converteram-se no símbolo das mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram.
A primeira proclamação do Dia da Mãe deu-se três anos depois, em 1910, instituída pelo Governador do Estado da Virgínia, Estados Unidos. Um ano depois, o Dia da Mãe foi a pouco e pouco sendo comemorado em todas as partes do mundo, desde o México, Canadá, Japão, no Continente Africano e na América do Sul.
Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo o mundo.
Em Portugal, o Dia da Mãe foi comemorado até há bem pouco tempo, no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Também o Dia 13 de Maio é ainda hoje associado às comemorações da Mãe. Porém, actualmente foram instituídas as comemorações do Dia da Mãe, no primeiro Domingo do mês de Maio.
Dia da Mãe no mundo
2º Domingo de Fevereiro – Noruega
2º Dia da Primavera – Líbano
4º Domingo da Quaresma – Inglaterra
1º Domingo de Maio – Portugal
2º Domingo de Maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
10 de Maio – México
Último Domingo de Maio – Suécia
2º Domingo de Outubro – Argentina
8 de Dezembro – Espanha
04 maio 2006
03 maio 2006
02 maio 2006
Passeio da Juventude 2006


28 abril 2006
"Lenda da Nossa Terra"
Por estas aldeias, não havia pastor mais dedicado aos animais, alma sã e crente todos o olhavam com respeito.
13 abril 2006
A Páscoa

Admite-se que é a maior festa do cristianismo, já que nela é comemorada a passagem de Cristo da "morte para a vida", das "trevas para a luz", "deste mundo para o Pai". A época da Páscoa corresponde a datas importantes do nosso calendário.
Entretanto, a data da lua cheia não é a real, mas a definida nas tabelas eclesiásticas. A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e,portanto, o Carnaval é comemorado no sábado, domingo, segunda e terça que a antecedem.
02 abril 2006
Passeio da Juventude - 29 e 30 Abril


17 março 2006
A Nossa Escola também vai fechar!
Carta ao Agrupamento de Escolas de Carrazeda
Presidente do Agrupamento Escolar de Carrazeda de Ansiães
Somos pais das crianças que frequentam a escola de Mogo e pelo que ouvimos dizer querem fechá-la para os mandarem para a Fontelonga.
Sr. Professor, faça o favor de nos explicar, o mais breve possível quem tomou essa deliberação. Que pais foram ouvidos? Que pessoas da nossa terra colaboraram nessa decisão? Queremos que nos sejam explicadas todas estas dúvidas, para assim podermos actuar junto de outras entidades oficiais ou usar outros meios de reivindicarmos os nossos direitos.
Temos sido sempre pacíficos, mas perante grandes injustiças a nossa indignação aumenta e a revolta tem de se fazer sentir.
Nós participamos sempre em eleições com todo o civismo e agora querem fazer de nós "palhaços"!!. Somos joguetes nas mãos de governantes que sem respeito pela liberdade, nos querem impor aquilo que não desejamos para os nossos filhos, e que os senhores não queriam para os vossos.
Agradecemos resposta breve para podermos actuar de outras formas.
Junto segue a cópia da carta enviada ao Sr. Presidente da Câmara Municipal.
.
Os Nossos Cumprimentos
( Os Pais dos Aluno da Escola do 1.º Ciclo )
Apelo ao Presidente da Câmara Municipal
Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães
.
Se for verdade, o Sr. o Presidente faça o favor de nos explicar que critérios usaram para tomarem uma decisão. .
Por que motivo o fizeram sem ouvirem as pessoas? Será isso democracia?
Os Nossos Cumprimentos