28 abril 2006

"Lenda da Nossa Terra"

.
O PASTOR DEDICADO

Por estas aldeias, não havia pastor mais dedicado aos animais, alma sã e crente todos o olhavam com respeito.
Certo dia, quando os bois pastavam, notou que um deles se afastou só tornando a aparecer horas depois.
Nos dias seguintes o caso repetiu-se e a sua curiosidade aumentou, resolveu então seguir o animal e qual não foi a sua surpresa quando viu o boi ajoelhado junto de um carvalho e entre a folhagem da árvore uma imagem de Nossa Senhora.
Deu a nova, do estranho facto, ao padre e os moradores da aldeia foram ao sítio de onde levaram a imagem para a igreja paroquial.
Na mesma noite, a imagem, desapareceu para ser de novo encontrada entre as ramadas do pequeno carvalho.
Tornando-o como aviso de que a Senhora ali queria ficar, no lugar, construíram uma ermida
.
C.C.R.M.
por Jorge Almeida

13 abril 2006

A Páscoa


A palavra Páscoa vem do hebreu Pessach, e significa a passagem da escravidão para a liberdade, ou seja, nela os judeus celebram o término da escravidão no Egipto e comemoram o êxodo dos israelitas para a liberdade, durante o reinado do faraó Ramsés II.
Os antigos judeus comemoravam a Páscoa na primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte, correspondente ao Outono na parte sul do planeta, ou seja no primeiro domingo após a lua cheia, depois do equinócio de Março.
(Lembrando que os dois equinócios, que ocorrem em 21 de Março e em 23 de Setembro,são os dois únicos dias do ano nos quais o dia tem exactamente a mesma duração, em horas, minutos e segundos, que a noite, percebe-se que são dias especiais, que marcam o "recomeço").
Na mesma data, os cristãos celebram na Páscoa a ressurreição de Jesus Cristo.
Admite-se que é a maior festa do cristianismo, já que nela é comemorada a passagem de Cristo da "morte para a vida", das "trevas para a luz", "deste mundo para o Pai". A época da Páscoa corresponde a datas importantes do nosso calendário.
Mas acontece em data móvel, ou seja, pode ocorrer em dias diferentes em um certo intervalo de tempo.
Ainda na Quaresma, o domingo que antecede o de Páscoa é chamado "Domingo de Ramos"e celebra a entrada de Cristo em Jerusalém, e o Sábado de Aleluia é o que antecede o dia de Páscoa.
A data em que se comemora a Páscoa, é o primeiro domingo depois da primeira lua cheia do Outono,que ocorre em/ou depois de 22 de Março,e nunca depois de 25 de Abril.
Entretanto, a data da lua cheia não é a real, mas a definida nas tabelas eclesiásticas. A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e,portanto, o Carnaval é comemorado no sábado, domingo, segunda e terça que a antecedem.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera ou do Pessach.
E a Páscoa tem muitos símbolos que os cristãos relacionam com a história da vida e morte de Cristo:
.
Ovo – simboliza o nascimento, a vida que retorna.
.
Coelho – simboliza a fertilidade.
.
Cruz - simboliza o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.
.
Cordeiro - simboliza o próprio Jesus Cristo, filho e cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de seu rebanho.
.
Pão e Vinho - O pão representa o corpo de Jesus Cristo e o vinho representa o seu sangue. Ambos foram oferecidos aos apóstolos para celebrar a vida eterna.
.
Círio Pascal - vela que é acesa no Sábado de Aleluia. Significa "Cristo, a Luz dos povos". Os símbolos Alfa e Ômega nele gravados significam "Deus é o princípio e o fim de tudo.
.
Páscoa Feliz!

02 abril 2006

Passeio da Juventude - 29 e 30 Abril



O Centro Cultural e Recreativo de Mogos vai organizar um passeio à região centro (Coimbra, Aveiro, Ovar e outras localidades) nos dias 29 e 30 de Abril. Este passeio é destinado à juventude dos Mogos, se estás interessado contacta através do nº 916776000 ou 916864494 até ao dia 6 de Abril. Vem divertir-te e conhecer o teu país.